sexta-feira, 29 de março de 2013

Como Fazer Deus Sorrir?



Salmo 149.4 - "Pois o Senhor está contente com o seu povo".
Introdução
Amigos, uma das maiores verdades sobre nós, seres humanos, é precisamente esta: Nós fomos planejados para agradar a Deus... para dar prazer a Deus... nós fomos criados para, num certo sentido, fazer Deus sorrir de satisfação, sorrir de contentamento.
O sorriso de Deus deve ser o objetivo da nossa vida... agradar a Deus é o primeiro propósito que devemos cumprir.
Jesus demonstrou isso de modo bastante claro... lemos na Bíblia que, quando Deus Pai olhava para Jesus, Deus dizia assim: "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!" (Mt 3.17).
Versões antigas da Bíblia trazem assim: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo".
E a gente pode imaginar Deus sorrindo ao dizer essas palavras: "Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!".
Oh! Compreenda isto: Fazer Deus sorrir deveria ser o objetivo da vida de todos nós.
Então, nossa tarefa mais importante deveria ser esta: descobrir como fazer isso... como fazer Deus sorrir (ou ficar "contente", como lemos aqui no Salmo).
O que faz Deus sorrir? ...a Bíblia nos dá um exemplo bem claro de uma vida que agrada a Deus.
Consideremos esse exemplo... consideremos o homem que construiu a arca, por ocasião do dilúvio...
As crianças sabem qual era mesmo o nome daquele que construiu a arca? Era Noá, Noé, Noí, Noó ou Noú? ...se você respondeu Noé, você acertou!
Sobre Noé, nós lemos na Bíblia, que ele dava alegria ao Senhor... Deus olhava para Noé e se agradava... Deus podia dizer: "Esse Noé me faz sorrir".
Nós podemos aprender cinco atitudes com Noé que fazem Deus sorrir.

1- DEUS SORRI QUANDO O AMAMOS ACIMA DE QUALQUER COISA

Você pode repetir isto depois de mim? ...Deus sorri quando o amamos acima de qualquer coisa.
Noé amava a Deus mais que qualquer coisa no mundo, mesmo quando ninguém amava.
Naqueles dias, sabemos pela Bíblia, que o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento (Mt 24.38), porém, sem qualquer interesse por Deus.
Mas de Noé, a Bíblia conta, veja comigo Gn 6.9, que durante toda a sua vida, Noé "era um homem direito e sempre obedecia a Deus. Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus" ... nesse v.9, lemos isto: "Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus".
Eis o que Deus mais quer de nós: um relacionamento, um andar com Ele!
Noé andava com Deus, porque ele amava a Deus!
Deus sorri quando nós O amamos acima de qualquer coisa.
Amado, você pode estar certo disso: quando Deus trouxe você à existência, foi para amá-lo... e toda vez que você corresponde ao amor de Deus, Ele sorri, Ele se agrada.
Você está fazendo Deus sorrir? ...você está amando a Deus acima de qualquer coisa?

2- DEUS SORRI QUANDO CONFIAMOS NELE COMPLETAMENTE

A segunda razão pela qual Noé agradou a Deus foi o fato de ele ter confiado em Deus, mesmo quando isso não fazia sentido.
Na Bíblia, nós lemos aqui em Gn 6.11, que "a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência". E no verso seguinte, lemos que Deus "Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, 13 Deus disse a Noé: "Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra".
E aí, Deus falou isto para Noé, v.14: "Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste...", e mais adiante no v.17: "Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. 18 Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos".
Deus disse a Noé que faria chover sobre a terra...
Agora, imagine esta situação: Deus chegando para Noé e dizendo pra ele: "Estou decepcionado com os seres humanos... ninguém liga para mim. Mas, Noé, quando eu olho para você, começo a sorrir. Eu estou satisfeito com a sua vida... vou inundar o mundo e começar tudo de novo com sua família!"
Mas, havia três problemas que poderiam deixar Noé cheio de dúvidas.
Primeiro, Noé jamais tinha visto chuva... ele não sabia o que era chuva (porque antes do dilúvio, não chovia... naquele tempo Deus irrigava a terra com água que brotava do solo... era diferente)!
Segundo, Noé morava quilômetros de distância da praia... e mesmo que conseguisse construir um navio, como ele iria colocar esse navio na água?
Terceiro, havia o problema de juntar todos os animais e depois tomar conta deles...
Porém, diante de tudo isso, Noé não reclamou... ele confiou completamente em Deus.

Confiar em Deus completamente... isso faz Deus sorrir!
Você tem deixado Deus feliz? ...você tem confiado em Deus completamente, sem reserva?

3- DEUS SORRI QUANDO LHE OBEDECEMOS INCONDICIONALMENTE

Salvar a bicharada do dilúvio, foi um trabalho e tanto, que exigiu de Noé muita atenção e cuidado.
Tudo tinha que ser feito exatamente conforme as orientações de Deus!
Aliás, Deus não disse: "Noé, construa um barco aí do seu próprio jeito... um barco que lhe agrade"... não! Deus deu instruções detalhadas para Noé...
No v.14, lemos sobre Deus falando para Noé: "Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. 15 Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. 16 Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior".
Pois, de Noé, lemos aqui na Bíblia, no final desse capítulo, no v.22, que Noé"...fez tudo conforme Deus havia mandado." Noé obedeceu a Deus incondicionalmente!
Madeira de cipreste, compartimentos, revestimento de piche por dentro e por fora, 135m de comprimento (daqui da porta principal até à Delegacia Legal, aproximadamente), 22.5m de largura, 13.5m de altura... tudo... medida por medida...

Noé fez Deus sorrir ao obedecer assim dessa forma...
E quanto a você? ...você tem obedecido a Deus de maneira incondicional?
Deus sorri quando nós O obedecemos!

4- DEUS SORRI QUANDO O LOUVAMOS E DAMOS GRAÇAS

Poucas coisas trazem emoções tão boas quanto a gratidão.
Deus também gosta de ouvir "muito obrigado"... Ele sorri quando expressamos diante dEle a nossa gratidão.
A vida de Noé dava alegria a Deus porque ele viveu com um coração agradecido!
Você sabe o que Noé fez logo que passou o dilúvio? ...lemos em Gn 8.20, que Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, ali, adorou a Deus (Gn 8.20).
E o resultado desse gesto tão simples e ao mesmo tempo tão sublime, foi que, está escrito no v.21: "O SENHOR sentiu o aroma agradável" ...o aroma agradável da gratidão de Noé, que subia para Deus.
Deus sorri quando nós agradecemos à Ele por cada benefício que nos tem dado.

5- DEUS SORRI QUANDO USAMOS NOSSAS HABILIDADES

Após o dilúvio, Deus deu a Noé as seguintes orientações, lemos em Gn 9.1 e 3: "Deus abençoou Noé e os seus filhos, dizendo o seguinte: -Tenham muitos filhos, e que os seus descendentes se espalhem por toda a terra... 3 Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento".
Deus estava dizendo pra Noé: "Está na hora de você seguir com sua vida. Faça as coisas que foram determinadas que os seres humanos fizessem: Tenha filhos, constitua sua família, plante e coma...".
Talvez, você pense que o único momento em que Deus se agrada de você é quando você está no culto da igreja, ou lendo a Bíblia, ou orando, ou cantando, ou evangelizando...
Porém, na verdade, é tudo o que você faz, que interessa a Deus...
Você pode trabalhar, brincar, descansar ou comer... Deus está interessado em tudo que você faça!
Você pode lavar as louças, consertar uma máquina, regar as plantas... Deus gosta de observar você fazendo as coisas!

Conclusão
Deus procura pessoas como Noé, pessoas dispostas a viver nos dias de hoje, de tal modo, que Ele possa contemplar e sorrir.
Vamos ser como Noé; façamos Deus sorrir!

E você sabe:
* Deus sorri quando você O ama acima de qualquer coisa;
* Deus sorri quando você confia nEle completamente;
* Deus sorri quando você Lhe obedece incondicionalmente;
* Deus sorri quando você O agradece continuamente.
* Deus sorri quando você usa suas habilidades

E sabe, à medida que você alegra a Deus, Deus também alegra o seu coração.
Está escrito na Bíblia que "Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: "Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra" ...Deus também alegrou o coração de Noé!

Deus até firmou um compromisso com eles, dizendo: "Estabeleço uma aliança com vocês: Nunca mais será ceifada nenhuma forma de vida pelas águas de um dilúvio; nunca mais haverá dilúvio para destruir a terra". 12 E Deus prosseguiu: "Este é o sinal da aliança que estou fazendo entre mim e vocês e com todos os seres vivos que estão com vocês, para todas as gerações futuras: 13 o meu arco que coloquei nas nuvens. Será o sinal da minha aliança com a terra. 14 Quando eu trouxer nuvens sobre a terra e nelas aparecer o arco-íris, 15 então me lembrarei da minha aliança com vocês e com os seres vivos de todas as espécies. Nunca mais as águas se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. 16 Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra".

Amados, não há nada que Deus não faça pela pessoa que agrada a Ele.
Sim! ...à medida que sua vida alegra o coração de Deus, Deus também alegra o seu coração.
Quantos de nós haverá aqui, tomaremos providências para que nossas vidas também façam Deus sorrir?


 Para saber o site onde tirei a história clique aqui.
A imagem para entregar para as crianças lembrarem do que faz Deus sorrir eu que esquematizei! 

BIG BEIJO, Sthefany Nicoletti .. 

2 comentários:

  1. PARABÉNS LINDA!
    QUE O NOSSO ETERNO DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE, MUITAS ALMAS VÃO SER SALVAS ATRAVÉS DO SEU TRA BALHO.
    BJOS

    ResponderExcluir
  2. FICO MUITO AGRADECIDA E HONRADA PELO SEU COMENTÁRIO, MUITO OBRIGADO E QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE!

    ResponderExcluir